Primeiramente, não é necessário possuir um cavalo, e as aulas de equitação têm um preço que varia conforme diversos fatores: instrutor, local, cavalo, cidade, duração. Ou seja, há muitos pontos a considerar ao aprender a montar.

No custo da aula, é necessário avaliar todos os aspectos e verificar se o que está sendo oferecido está de acordo com o preço.

Instrutor

Poucas pessoas que procuram aprender a montar pesquisam sobre o instrutor ou coordenador da escola. Infelizmente, nos dias de hoje, há muitas pessoas não qualificadas que se dizem “professoras de hipismo”.

Claro que para iniciantes não é necessário um “mestre”, mas sim alguém competente, bem supervisionado. Se o objetivo é somente aprender a montar e conhecer as técnicas básicas, aqui é um limite satisfatório. À medida que se evolui, o nível do instrutor evolui junto e o valor do investimento também.

Para algumas pessoas, esse instrutor precisa ser um pouco mais preparado, por exemplo para lidar com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais. É importante que esse instrutor também tenha formação ou faça algum trabalho específico para poder atuar com essas pessoas.

Portanto, pergunte sobre a vida do instrutor ou coordenador da escolinha, se já competiu, se se mantém atualizado, se vê provas, se lê sobre o tema. Em resumo, pergunte sobre a experiência e o envolvimento dele com o assunto.

Local

O local também é importante. Por exemplo, a qualidade da pista onde a aula será ministrada, com piso macio, sem pedras ou objetos, e sem movimento que possa assustar o cavalo. Além disso, é importante que a área esteja totalmente cercada, proporcionando maior segurança durante a aula.

O ambiente também faz diferença. Aulas em clubes bem organizados e bem localizados, com espaço e infraestrutura adequados, costumam ser mais caras. Já as hípicas menores e mais distantes geralmente oferecem preços mais atrativos.

Em geral, hípicas e clubes localizados em áreas centrais tendem a ser mais caros devido ao custo do espaço e à facilidade de acesso. Por outro lado, os estabelecimentos mais distantes costumam oferecer preços mais acessíveis.

Cavalo

A qualidade da aula, bem como a segurança, depende da qualidade dos cavalos.

O cavalo precisa ser adequado ao aluno. Em geral, é preciso considerar as características de cada pessoa, como medo, ousadia e necessidades. Portanto, não adianta fazer aula em um local que só tem cavalos “nervosos” ou em locais onde os cavalos não têm “motivação” nem disposição para andar.

Um cavalo não é usado o dia todo; ele participa no máximo de 4 aulas de 50 minutos, com intervalo. Isso depende do nível da aula. Se for uma aula com muito trote, galope, ou dependendo do esporte, como salto ou tambor, ele participará de apenas uma aula no dia, pois ele precisa se recuperar.

É importante entender que não é o tamanho do cavalo que faz a diferença, mas sim o temperamento. A única exceção é para pessoas muito acima do peso.

Cidade

O preço da aula varia de cidade para cidade e de estado para estado. Basicamente, o que deve ser considerado é o custo do espaço e o custo dos profissionais. Nas grandes capitais, geralmente o valor é mais alto do que em pequenas cidades, devido à lógica do custo de vida da região.

Duração da aula

Em geral, uma aula tem a duração de 50 minutos, variando 10 minutos a mais ou a menos.

Com 50 minutos bem estruturados, é um tremendo exercício. Pode ter certeza de que no início, a dor vai aparecer no dia seguinte.

Segurança

Uso obrigatório de capacete e desejável o uso de colete, nunca monte sem capacete. Inicialmente, o local deve ser obrigado a fornecer, no mínimo, o capacete para quem vai iniciar, e é desejável que esse local forneça um colete de proteção para as crianças.

Ps: Desconfie quando o preço é bem mais barato que nos outros lugares, das duas uma, ou os animais são usados muito mais do que o adequado ou os instrutores não tem formação adequada.