Os cuidados com a gripe em cavalos

Gripe

A gripe equina pode acometer todas as raças de cavalos e é observada em qualquer época do ano, trazendo sérios transtornos aos criadores.

Onde hospedar (estabular) seu cavalo
Se um cavalo apresentar lacrimejamento espontâneo, corrimento nasal e ocular, febre e desânimo, ele pode estar com gripe. Estes são os sintomas mais comuns para a doença que pode apresentar complicações se não for tratada de maneira satisfatória. Em geral, a recuperação dos quadros de gripe equina comum pode levar de uma a duas semanas.

“A gripe equina ocorre durante o ano todo e não necessariamente está vinculada ao período de inverno”, explica dr. João Heckmaier, veterinário, coordenador do Hospital Veterinário do Jockey Clube de São Paulo. “O que pode acontecer nos meses mais frios é um aumento no número dos casos, principalmente em entidades hípicas, devido à proximidade entre os animais nos estábulos”, salienta.

As complicações da gripe equina levam a quadros de pneumonia, enterites e orquites (inflamação dos testículos em garanhões). “A influenza acarreta um grande problema econômico, especialmente em entidades hípicas, quando gera surtos que pode levar os jockeys clubes a suspenderem suas atividades. Deve-se ficar atento à gripe comum, assim como a rhinopneumonite, que podem atuar como porta de entrada para outras contaminações”, alerta Heckmaier. O tratamento consiste em isolar os animais doentes, cessar suas atividades físicas, deixá-los em local arejado, com cama e água de qualidade e oferecer alimentação saudável e equilibrada. O controle da temperatura é necessário. Nos casos de complicações, o uso de antibióticos é recomendado, sendo que as doses e o intervalo entre as tomadas é de critério exclusivo do veterinário.

“A maneira mais eficiente de se prevenir a gripe equina é manter um esquema de vacinação para o ano todo, que ajuda a prevenir também os casos de rhinopneumonite. O uso de vacinas bivalentes pode ajudar os animais a se fortalecer contra a doença”, explica o veterinário.

Consulte seu veterinário, esse é o procedimento mais correto.