A imagem do cavalo está associada a muitos significados simbólicos

Toscano Itapuã, foto by MAV

Quando os cavalos passam a fazer parte das nossas vidas, sentimos um poder difícil de explicar e de controlar. Experimentamos sensações de liberdade, mobilidade, força, velocidade, coragem, resistência e tantas outras…

Fonte: Terceiro Tempo, Por Flávia Raucci

Os cavalos foram domesticados, e se tornaram grandes companheiros dos homens, passando a ter um relevante significado simbólico e político na história da humanidade. As distâncias e viagens foram encurtadas, a caça foi facilitada e homens comuns se transformaram em poderosos guerreiros.

Verdadeiros impérios e batalhas foram conquistados em cima de um cavalo. Nenhum animal teve tanto impacto na história e na própria sobrevivência do homem.

Os chineses, por exemplo, associam os cavalos com a diligência, a velocidade e ao elemento fogo.

Toscano Itapuã, foto by MAV

Na Astrologia Chinesa, o signo do cavalo confere às pessoas nascidas sob esse signo, qualidades como diligência, disciplina, determinação, coragem e arrojo, qualidades associadas a esse animal.Para eles, as pessoas nascidas no ano do cavalo, (…1930, 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002, 2014, 2026…) são consideradas agradáveis e intuitivas.

No Feng Shui o cavalo traz a energia do sucesso, fama, liberdade e velocidade. A imagem de um cavalo (ou vários cavalos) seja na arte, numa foto ou numa escultura, é frequentemente usado em negócios e escritórios.

Já no mundo islâmico, o cavalo está associado com a felicidade, a abundância, a vitalidade, a impetuosidade, a beleza, a graça, a sexualidade, a fertilidade, a inteligência, a dedicação e a generosidade.

Na Tradição Celta se cultuava Epona, a deusa dos cavalos, cuja representação mística, geralmente, é de uma jovem acompanhada por um cavalo, com poder sobre o nascimento, vida, morte, vida após a morte e renascimento.

Para os nativos norte-americanos, o cavalo era símbolo de poder divino e espiritual.

Na medicina xamã, o cavalo é o arquétipo que dá força para alcançar a liberdade da Alma.

Na Astrologia Ocidental, o centauro simboliza o signo de sagitário e representa a síntese dinâmica do homem que busca o conhecimento para elevação do ser humano, transcendendo sua natureza animal para alcançar a realização espiritual.

Na Grécia Antiga, Pégasus, o cavalo alado , era símbolo da imortalidade. E o Centauro, figura metade cavalo e metade homem, representava o nosso lado espiritual e humano, como o ser mitológico.

Livros religiosos também possuem inúmeras passagens em que o cavalo simboliza a ascensão espiritual e a representação do Divino.

E no esoterismo, o cavalo representa nosso Pai Interno, que nos guia e nos orienta.

Sonhar com cavalos pode revelar questões relacionadas com nossos aspectos internos .

Alguns significados de sonhos com cavalos:

* Cavalo branco: Elevação espiritual

* Muitos cavalos cavalgando: Fase de vida movimentada.

* Cavalgando livre: Indica estado de liberdade e bem-estar do sonhador.

* Tristes: Sinaliza repressão e estagnação resultando em sensação de impotência.

* Agitados e tensos: Pode revelar problemas emocionais e conflitos internos

Não há no mundo outro animal que tenha dado ao homem tanta liberdade e mobilidade como o cavalo.

Quando ainda nem sonhávamos com meios de transportes motorizados, computadores, telefones celulares, internet e redes sociais, aprendemos a explorar novos caminhos e descobrimos a nossa própria liberdade, graças a ele: o cavalo.

E pra você, o que o cavalo simboliza?