Lourenço Silva com Salamandra Baloubina, filha de Baloubet, vence qualificativa do GP em Santo Amaro

Lourenço Vieira da Silva e Salamandra Baloubina a caminho da vitória (Luis Ruas)

Clube Hípico de Santo Amaro é o point do hipismo brasileiro até domingo, 9/9, fechando com GP, válido pelo ranking Senior Top, que tem Luiz Felipe Pimenta Alves na liderança, seguido pelo cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho.

A entrada é franca. Confira a programação!

O primeiro dia do Concurso de Salto Nacional 83º Aniversário foi extremamente competitivo e segue até domingo, 9/9, totalizando nada menos que 37 provas de salto de 1 a 1.55 metro com cerca de 1,8 mil participações nas pistas. A principal disputa na quinta-feira, 6/9, foi a qualificativa do GP válida pelo ranking brasileiro Senior To, disputada a 1.45 metro, que teve vitória do cavaleiro top paulista Lourenço Vieira da Silva apresentando Salamandra Baloubina, égua de criação nacional de 9 anos filha do lendário Baloubet du Rouet.

Dos 34 conjuntos 11 habilitaram-se ao desempate idealizado pelo course-designer internacional Anderson Lima, brasileiro radicado no México que veio especialmente para o Concurso. Lourenço e Salamandra Baloubina cruzaram a linha de chegada em 31s18, marca que lhes garantiu a vitória. Quem chegou mais perto foi Artemus de Almeida, campeão do ranking brasileiro Senior Top 2017, apresentando Premix Una Bella 9, sem faltas, 31s41. O carioca Tiago Mesquita com Corvette des Collines emplacou em 3º lugar, pista limpa, 32s77.

Curiosamente, Salamandra Baloubina, de propriedade do criador Adauto Freire titular do Haras Salamandra, em breve também poderá ser vista em pista com o medalhista pan-americano e cavaleiro olímpico Pedro Veniss, integrante do Time Brasil nos Jogos Equestres Mundiais 2018, entre 11 a 23/9, em Tryon (EUA). Logo após o Mundial, Salamandra Baloubina será cedida a Pedro para participação especial no Concurso de Salto Internacional Indoor, na Sociedade Hípica Paulista, entre 26 e 30/9.

Ranking brasileiro Senior Top 2018

No domingo, 9/9, o GP, a 1.50 metro, válido pela 4ª de nove etapas do ranking brasileiro Senior Top encerra o Concurso partir das 17h30. O top brasiliense Luiz Felipe Pimenta Alves, grande vencedor do GP The Best Jump em 22/4, é o líder do ranking com 99 pontos. Em 2º lugar está o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho que tem sua base no Clube Hípico de Santo Amaro, 91,5 pontos. Em 3º lugar aparece o mineiro Felipe Lopes Morgan, 76 pontos, o cavaleiro olímpico Stephan Barcha, 64,5 pontos, Artemus de Almeida, campeão do ranking brasileiro senior top 2017, 63 pontos, e o jovem talento carioca Pedro Backheuser, atual campeão sul-americano junior, 62 pontos.

Outros pontos altos

Nessa sexta-feira, 7/9, a principal disputa é o GP Clássico que acontece a noite com início às 20h30. No sábado, 8/9, o principal páreo é a sempre bem disputada Copa Ouro, a 1.35 metro, a partir das 18h30. No domingo, 9/9, rolam as finais da séries 1 a 1.30 metro e também o GP do 83º Aniversário. No boulevard e área Vip do evento, com decoração de Vic Mereilles, são diveras as atrações paralelas com música ao vivo e destaque para as entradas a cargo maestro Renato Misiuk que apresentando o Allegro Bossa Beat, Allegro Jazz e durante o GP Final, a 1.55 metro, que encerra a competição a partir das 17h30 com entradas Rock Boxx Acústico. DJs e outras bandas também animam a festa do maior e mais premiado Clube Hípico do país. A entrada é franca.

83º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro – 6 a 9/9
Rua Visconde de Taunay, 508