Ícone do site Notícias antigas, arquivo até 2019

Bagé tem crescimento de usuários do Cavalo Crioulo

Passaporte Bagé - Crédito Leandro Vieira

Uma das mais tradicionais regiões da raça Crioula no país recebe neste final de semana sua etapa de Exposição Passaporte para a Morfologia, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e que é realizada durante a Expointer. O município de Bagé (RS) terá na na Associação Rural o palco de mais uma mostra de animais, entre 20 a 22 de abril, que selecionará os melhores para Esteio.

Conforme o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, Luiz Mario Diaz, a expectativa é que pelo menos 60 animais possam participar da exposição, garantindo assim as vagas para a seleção de oito exemplares para a Nacional. “Estamos trabalhando forte para conseguir 60 animais para exposição, considerando vários animais à campo, o que torna a exposição mais atraente para estes exemplares”, avalia.

Diaz salienta que Bagé, mesmo sendo um polo referencial de criadores, tem tido um grande crescimento também nos usuários do Cavalo Crioulo, inclusive com aumento de participação em provas na região. “Tivemos Crioulaços com mais de 110 inscritos. Temos criatórios importantes dentro do cenário da raça Crioula. Sem dúvida a região está inserida no cavalo Crioulo. Mesmo com as dificuldades do país, o crescimento do Cavalo Crioulo é constante e aqui na região não é diferente”, destaca.

Entre as atrações do evento também estão o curso de aperos no sábado, 21 de abril, às 13h, e o leilão de coberturas em prol do Núcleo no mesmo dia, às 21h. O julgamento da Exposição Passaporte de Bagé ficará a cargo de Francisco Silveira.

20 de abril de 2018 (Sexta-feira)

15h – Concentração de Machos

17h – Admissão dos Animais a Galpão

21h – Leilão Cinco Salsos