Ícone do site Notícias antigas, arquivo até 2019

Uruguai seleciona conjuntos para a final do Freio de Ouro

Freio de Ouro Uruguai - Crédito SCCCU

Seletiva no país vizinho classificou oito conjuntos para a grande final da modalidade

Segunda semifinal internacional da temporada, a Classificatória ao Freio de Ouro em Montevidéu, no Uruguai, definiu neste domingo, 29 de abril, mais oito animais que estão habilitados para a grande decisão da modalidade, na Expointer.

A disputa, iniciada já no dia 27, contou com a participação de 23 conjuntos concorrendo na pista do Parque de Exposições do Prado sob a avaliação do trio brasileiro Cláudio Neto de Azevedo, Rouget Gigena Wrege e Mateus Gularte Silveira.

No topo de cada pódio, os concorrentes locais foram os que se destacaram. Dentro do grupo de éguas, coube a Quelen Provinciana e ao ginete Mauro Villamor a posição de conjunto primeiro colocado. A rosilha colorada é de propriedade da Estância La Quebrada e terminou a disputa com a média 19, 457. Agora quem garantiu a melhor nota final da classificatória foi o macho campeão. Com 20,457, o conjunto formado pelo lobuno Danzarino de La Colina e o ginete Claudio Fagundez conquistou a primeira colocação no Prado. O cavalo é propriedade da Estancia La Colina.

Mas se os estabelecimentos uruguaios saíram com as primeiras posições, os animais de expositores brasileiros provaram que foram para o páreo e preencheram as demais seis vagas rumo à Expointer distribuídas na semifinal. As fêmeas ZR Fedra, Estrela Turuna e Guinda do Veio D’Água e os machos JA Mandraque, Odilo Fumo de Rolo e Galileu da Saff fecharam a lista de animais habilitados.

Organizada pela Sociedad de Criadores de Caballos Criollos Del Uruguay, a etapa classificatória também contou com a supervisão técnica de Frederico Vieira Araújo, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), responsável por promover o ciclo do Freio de Ouro 2018, que tem o patrocínio de Massey Ferguson e Ipiranga além do apoio de Supra.

Confira o resultado

FÊMEAS

1º lugar

Quelen Provinciana, criador e expositor Aznarez Elorza Hnos, La Quebrada