Ícone do site Notícias antigas, arquivo até 2019

Valeriana para cavalos calmantes: o que sabemos

Valeriana para cavalos

Alguns suplementos calmantes para cavalos contêm valeriana, uma erva pensada para interagir com substâncias químicas cerebrais. Aqui está o que a ciência diz – ou não diz – sobre a valeriana para acalmar os cavalos.

Fonte: The Horse, tradução Google, clique aqui e veja a matéria original

Valerian é uma erva alta e florida que geralmente cresce no norte da Europa e na Ásia, embora também seja encontrada na América do Norte. As raízes da planta são usadas para seus benefícios calmantes. De fato, a valeriana tem sido usada na medicina tradicional há mais de 2.000 anos. A palavra valeriana vem do vem do verbo latino “ valere ”, que significa “ser forte ou saudável”.

Às vezes conhecida por outros nomes, como o heliotrópio de ouro, valeriana é um ingrediente em uma série de suplementos humanos para distúrbios do sono, em particular a insônia. Algumas pessoas também usam para aliviar a ansiedade e o estresse. No entanto, pesquisas científicas limitadas apoiam esses usos. É provável que esses usos em suplementos humanos levaram à sua inclusão em suplementos calmantes para eqüinos.

Como pensamos Valerian Funciona

Acredita-se que a valeriana interaja com o ácido gama-amino-butírico (GABA, um mensageiro químico que ajuda a regular os impulsos nervosos no cérebro). Estudos mostraram que o estresse agudo ou crônico em humanos pode levar a baixos níveis de GABA no cérebro. O ácido valerânico da raiz de valeriana pode ajudar a reduzir a quebra do GABA, resultando em sentimentos de calma, e os compostos neurológicos estimulados pela valeriana também atuam em partes do cérebro que processam o medo e respostas emocionais fortes ao estresse.

Enquanto alguns estudos em humanos apóiam a eficácia da valeriana na redução dos sintomas de ansiedade, outros sugerem que ela não tem efeito. Os pesquisadores analisaram doses variadas para reduzir o estresse nas pessoas, com alguns relatando redução da pressão arterial e da frequência cardíaca antes dos testes de estresse. No entanto, também houve indicações de que doses mais altas de valeriana realmente aumentaram os sintomas de estresse. Os cientistas não identificaram uma dose consistentemente eficaz para as pessoas, e os pacientes relataram efeitos colaterais, incluindo dores de cabeça, tontura e problemas estomacais.

Valeriana em suplementos para cavalos

Os mesmos problemas de dosagem existem em suplementos de cavalo contendo valeriana – estou ciente de vários produtos que incluem desde 36 miligramas até 2.500 miligramas de pó de raiz de valeriana por dose. Claramente, esta é uma diferença enorme! E, além do fato de que não sabemos o que um efetivo faz para um cavalo, há também uma variabilidade significativa entre diferentes fontes de raiz de valeriana. Isso também afeta a eficácia.

Se você decidir usar um produto calmante contendo valeriana, lembre-se de que você pode precisar administrá-lo por pelo menos uma semana antes de poder observar diferenças perceptíveis.

Além disso, a maioria das pessoas dá suplementos calmantes porque seus cavalos são tensos, assustadores ou na borda sob a sela . Embora esses suplementos possam ajudar os cavalos a ficarem mais tranquilos em volta do celeiro, não há garantia de que você verá o mesmo efeito sob a sela ou quando encontrar um estímulo estressante.

Use cuidado

Uma consideração final muito importante para os ciclistas que competem: a valeriana é uma substância proibida na maioria das organizações e associações competitivas.

Valerian também tem alguns efeitos colaterais potenciais. Não deve ser administrado a cavalos com problemas renais e também pode interagir com outros medicamentos. Como tal, sempre consulte o veterinário do seu cavalo antes de administrar valeriana, especialmente para cavalos que recebem outros medicamentos.

SOBRE O AUTOR

Clair Thunes, PhD, é uma nutricionista equina que possui a Summit Equine Nutrition, com sede em Gilbert, Arizona. Ela trabalha como consultora junto a proprietários / treinadores e veterinários nos Estados Unidos e no mundo todo para eliminar a adivinhação da alimentação de cavalos e presta serviços a empresas selecionadas. Como nutricionista, trabalha com todos os equídeos, desde competidores da WEG até burros em miniatura e tudo mais. Nascida na Inglaterra, ela obteve seu diploma de graduação na Edinburgh University, na Escócia, e seu mestrado e doutorado em nutrição na University of California, Davis. Crescendo, ela competiu em uma grande variedade de disciplinas e era um membro ativo do UK Pony Club. Hoje, ela é a comissária distrital do Salt River Pony Club.