Cavalo Crioulo constrói seu espaço e realiza Passaporte de Uberaba

Passaporte Uberaba - Johnnie Walker da Vendramin-TE - Crédito Felipe Ulbrich ABCCC

O município de Uberaba tem pouco mais de 330 mil habitantes e está localizado a quase 500 quilômetros da capital Belo Horizonte. É, além de tudo isso, “a capital mundial do Zebu”.

Tecnologia, segurança, prevenção a fraudes, sistemas, inovação, IoT, monitoração
Afinal, é por estas bandas que ocorre a Expozebu, considerada a principal feira de zebuínos do planeta e que chegou, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), à 85ª edição em 2019.

O Cavalo Crioulo, por sua vez, também está por aqui. É no Estado de Minas Gerais que a raça cresceu 7,49% no ano passado, com 732 animais registrados. Essa trajetória de crescimento justificou novamente a realização da Exposição Passaporte, que incluiu a presença do “pequeno grande cavalo das Américas” na pista principal do Parque Fernando Costa, no seio da 85ª Expozebu, para o julgamento dos Grandes Campeonatos que ocorreu na manhã deste sábado, 4 de maio.

Passaporte Uberaba – Johnnie Walker da Vendramin-TE – Crédito Felipe Ulbrich ABCCC

A consideração para com o Cavalo Crioulo não parou por aí e foi verificada nas premiações. Além dos tradicionais troféus e capas entregues pelo Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, organizador da Morfologia Passaporte de Uberaba (MG), em conjunto com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), os Grandes Campeões levaram para casa troféus e flâmulas ofertadas pela ABCZ em alusão ao centenário da entidade.

Nas fêmeas, a Grande Campeã foi Melodia da Vendramin-TE. Melhor Exemplar da Raça, foi quem recebeu todas essas honrarias. Filha de Macanudo do Itapororó e Indiana da Escondida, a égua colorada foi criada e exposta por Aldo Vendramin, da Estância Vendramin de Palmeira (PR), e havia sido Campeã Égua Menor no dia anterior de exposição. Mesma situação para o macho Grande Campeão, Johnnie Walker da Vendramim-TE. O macho gateado negro, além de também ser criado e exposto por Aldo Vendramin, da Estância Vendramin de Palmeira (PR), é irmão por parte de pai da Melhor Exemplar da Raça na Passaporte de Uberaba. A mãe é Dalia Negra de Los Campos.

O jurado Rodrigo Albuquerque Py, ciente da importância do evento para os criadores da raça em Minas Gerais, celebrou os bons resultados. “A Passaporte me impressionou pela qualidade dos animais: de muito bom nível e bem preparados, tanto machos quanto fêmeas muito bem apresentados. Então isso para a difusão da raça, dentro desta pista importante, dentro deste evento que é a Expozebu, é fundamental”, avaliou.

Um dos responsáveis por trabalhar a expansão da raça em nome da ABCCC é Gérson de Medeiros que, além de realçar o quão grandioso é estar dentro da maior feira de zebuínos do mundo, mostrou que o Crioulo não é uma realidade apenas no Triângulo Mineiro. “Fincamos nossa bandeira no estado de Minas Gerais com mais uma Exposição Passaporte. Neste ano tivemos um acréscimo de praticamente 15% em inscrições”, disse o analista que trabalhou no evento com Pedro de Oliveira, também da Expansão.

O presidente da ABCCC, Francisco Kessler Fleck, que esteve acompanhado do vice-presidente Administrativo e Financeiro, Onécio Silveira Prado Júnior, e do vice-presidente de Núcleos, Evaristo Tagliari Neto, ainda destacou a presença da raça. “É muito importante estar aqui nessa região de expansão, onde nós temos um grande número de novos criadores. A Raça Crioula é a raça de cavalo que está dentro da pista de Uberaba, nós temos uma sede aqui”, apontou.

O ciclo de Exposições Passaporte do Cavalo Crioulo tem o patrocínio oficial de Banrisul.

Confira os resultados

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã

Melodia da Vendramin-TE, criador e expositor Aldo Vendramin, Estância Vendramin, Palmeira (PR)