Traumatismos Cerebrais no Esporte Equestre

Capacete

Os cavaleiros são atletas e os atletas sofrem lesões. E um professor de neurologia diz que, entre as lesões cerebrais traumáticas relacionadas ao esporte, a maior incidência entre adultos ocorreu em equestres.

Fonte: The Horse, tradução Google, clique aqui e veja a matéria original

Banner Thaty Aulas
Dan Han, PsyD, chefe da Seção Clínica do Serviço de Neuropsicologia da Universidade de Kentucky (Reino Unido) e professor associado de neurologia, neurocirurgia e medicina física e reabilitação na Faculdade de Medicina do Reino Unido, falou sobre lesões cerebrais traumáticas (TCE) e reabilitação após TBI na inauguração da Horse Industry Safety Summit, realizada em 23 de abril no Spindletop Hall, no Reino Unido, em Lexington.

Começando, ele reiterou uma linha comum entre os palestrantes do dia: os cavaleiros são atletas e os atletas sofrem lesões. Ele afirmou que, entre os TBIs relacionados ao esporte, a maior incidência entre adultos ocorreu em equestres.

“Montar requer muito atletismo”, disse Han. “Montar um cavalo é mais difícil do que artes marciais mistas e kickboxing. Requer um alto nível de atletismo e envolvimento neural para andar. Também é muito complicado – cavalgar casa e cavalo em sincronia. Outros esportes empalidecem em comparação com esportes equestres de alto nível. ”

Han está acostumado a receber perguntas sobre ferimentos na cabeça em toda a gama de esportes. Uma pergunta que ele faz é por que existe tamanha variabilidade na recuperação.

“Muitas vezes me perguntam por que alguém é capaz de se recuperar de um estado de coma e estar pronto para as Olimpíadas e por que algumas recuperações são muito mais lentas”, disse ele. “Por exemplo, William Fox-Pitt (que competiu pela Grã-Bretanha na competição olímpica de três dias 10 meses depois de um grave traumatismo craniano) e Jonty Evans (um atleta irlandês que esteve em coma por seis semanas após um trauma na cabeça) e teve que aprender a andar e falar de novo) teve tempos de recuperação muito diferentes. Eu tenho que explicar que os mecanismos de lesão são muito diferentes ”.

Ele explicou o que realmente acontece durante o traumatismo craniano.

“Um lado é atingido e o cérebro se espreme para o outro lado”, disse Han. “Lágrimas microscópicas ocorrem durante a lesão. A analogia que uso é fibra desgastada. Por exemplo, imagine você ver alguém vestindo um terno. O traje pode parecer bem à distância, mas se a fibra estiver desgastada ou mesmo rasgada, você só verá esse desgaste, que é realmente uma lesão, quando você estiver de perto. A integridade da fibra é afetada. Isso é lesão cerebral.

“Há 1,7 milhão de TCEs documentados a cada ano, e o TBI é um fator que contribui para 30% se todas as mortes relacionadas a ferimentos nos EUA”, continuou ele. “Os profissionais de saúde nem sempre ajudaram os atletas a entender o TCE. Estima-se que até três milhões de TBIs não sejam documentados a cada ano. Os médicos têm que reconhecer corretamente a lesão e tratá-la adequadamente ”.

A idade em que ocorre um TCE é uma variável significativa, ele disse: “O TCE afeta as crianças de maneira muito diferente dos adultos. Com crianças, a lesão ocorre durante o desenvolvimento e interrompe o desenvolvimento. Além disso, as mulheres têm maiores chances de resultados ruins do que os homens ”.

Han descreveu algumas das dificuldades associadas ao TCE.

“A maioria das concussões se resolve em 24 ou 48 horas, embora possam durar duas semanas para as crianças”, disse ele. “O transtorno pós-concussivo pode durar semanas, meses e até anos. TCE pode afetar déficits de memória e atenção. Pode afetar a função do dia-a-dia. Dores de cabeça são comuns; Pode ocorrer perda de olfato e paladar. O medidor neurológico no cérebro para humor e estado emocional pode ficar de fora após o trauma da concussão. O TCE está relacionado à qualidade de vida e às taxas de depressão, porque interfere no aproveitamento de experiências da vida. Há um pedágio psicológico cumulativo associado ao TCE.

“A boa notícia”, continuou Han, “é que a recuperação ainda pode acontecer ao longo de três anos após a lesão. Há uma zona de “Cachinhos Dourados” entre o descanso e a manutenção do cérebro de atrofiar. Não fazer nada é prejudicial para a recuperação. O uso de fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala pode ajudar na recuperação funcional. Outras partes do cérebro absorvem a folga, mas se você ainda estiver sintomático em um ano, essa pode ser sua nova linha de base. ”

Karin Pekarchik, associada sênior de extensão para o ensino a distância no Departamento de Engenharia Agrícola e Biosistemas do Reino Unido, atuou no comitê de planejamento do Horse Industry Safety Summit.