Ícone do site Notícias antigas, arquivo até 2019

Diagnosticar lesões na cabeça e decidir quando voltar

Tombo do cavalo

Estudos mostraram que os equestres correm mais risco de lesões cerebrais traumáticas do que os participantes da maioria dos outros esportes. Aqui está o que você precisa saber sobre diagnósticos de concussão e voltar a montar.

Fonte: The Horse, tradução Google, clique aqui e veja a matéria original

Inúmeros estudos mostraram que os participantes em esportes equestres correm mais risco de lesões cerebrais traumáticas do que os participantes da maioria dos outros esportes. Estes podem variar em gravidade de concussões (lesões cerebrais traumáticas leves) para lesões cerebrais traumáticas mais graves e com risco de vida. A pesquisa também mostrou que o retorno à equitação ou outra atividade intensa antes do cérebro se recuperar completamente pode causar efeitos cognitivos a longo prazo e também pode colocar o ciclista em risco de outra lesão significativa.

Carl Mattacola, PhD, ATC, FNATA, professor e associado de assuntos acadêmicos e docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Kentucky (Reino Unido) e diretor da Jockey & Equestrian Initiative do Reino Unido, que realiza proteção, segurança e desempenho de jóquei e equitação pesquisa, falou sobre o teste de base para aqueles com traumatismo craniano e retornar para montar protocolos no Horse Industry Safety Summit inaugural, realizada em 23 de abril no Spindletop Hall do Reino Unido, em Lexington.

“Se você suspeitar que um atleta ou corredor tenha uma concussão, ele deve ser retirado imediatamente do jogo e avaliado usando o protocolo SCAT5”, disse ele. “A avaliação deve ser administrada por um consultor médico ou profissional de saúde que tenha sido treinado na avaliação e gestão de uma concussão.”

O protocolo SCAT5, que significa “Sport Concussion Assessment Tool 5”, pode ser usado para avaliar mudanças médicas e físicas em pessoas com 13 anos de idade ou mais, após um traumatismo craniano (há também uma Criança SCAT5 para crianças de 12 anos ou menos). O teste envolve avaliação em campo ou secundária de possíveis problemas, como dor no pescoço, visão dupla, dor de cabeça grave ou crescente, convulsão, perda de consciência, estado consciente deteriorado, vômitos, inquietação crescente ou irritabilidade, seguidos de avaliação cognitiva e física do indivíduo.

Enquanto o velho ditado diz “Se você cair de um cavalo, volte logo”, quando se trata de um piloto que possivelmente sofreu uma lesão cerebral, esta é realmente uma das piores coisas que eles poderiam fazer. Mattacola explicou que, normalmente, um indivíduo que sofreu uma concussão não fica imediatamente ciente dos sintomas que eles podem estar exibindo. É por isso que é imperativo que os outros ao seu redor prestem muita atenção em seus comportamentos e ações imediatamente após um incidente e os mantenham voltados para atividades equestres ou outras atividades extenuantes.

“Normalmente, o atleta não se lembra se teve uma perda momentânea de consciência, e pode ser mais evidente para os outros se estiverem passando por desorientação ou confusão, problemas de equilíbrio ou coordenação, perda de memória ou um espaço em branco ou vago. olhar “, disse ele. “O comportamento deles deve ser monitorado; eles não devem beber álcool; e eles devem se abster de operar um veículo motorizado ”.

Mattacola disse que um bom teste para dar a alguém suspeito de ter uma concussão é perguntar a eles uma pergunta simples ou duas, como o nome do cachorro, e perguntar cinco a dez minutos depois: “Você se lembra do que eu perguntei a você? Qual foi a sua resposta?

Os sinais a serem observados nas 24 a 48 horas após uma possível concussão incluem:

É aconselhável procurar assistência médica (ou ajudar o paciente a procurar) se esses sintomas se desenvolverem.

No caso de um traumatismo cranioencefálico mais grave, no qual a vítima perde a consciência por um longo período de tempo, chame os primeiros socorros imediatamente, não tente movê-los (a não ser para manter uma via aérea aberta), e não tente para remover o capacete ou a roupa. Um profissional médico deve avaliar o indivíduo para uma lesão na medula espinhal antes de movê-lo, disse Mattacola.

Voltar a jogar (ou andar, como pode ser o caso) depois de uma concussão ou lesão cerebral traumática, deve ser um processo gradual, guiado por um médico e um técnico.

“Quem toma a decisão final de permitir que um atleta volte a jogar?”, Disse Mattacola. “O médico dá a aprovação para o retorno gradual à atividade, mas o técnico toma a decisão final do atleta de retornar à competição, então é uma decisão da equipe. Voltando de uma lesão cerebral traumática muito rapidamente, não só compromete a sua própria segurança, mas a segurança dos pilotos, motoristas e outros ao seu redor. ”

Jen Roytz, diretora executiva do projeto aposentado e co-proprietário da Topline Communications, atuou no comitê de planejamento do Horse Industry Safety Summit.