Ícone do site Notícias antigas, arquivo até 2019

Maior complexo esportivo equestre da América Latina está 80% concluído

Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba

O complexo esportivo equestre, que está sendo construído no recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba, já têm 80% das obras concluídas, segundo afirma o arquiteto responsável, Amauri Vieira Júnior.

Fonte: Folha da Região, clique aqui e veja a matéria original

A expectativa é que tudo fique pronto nos primeiros dias de julho. “Nós estamos na parte de finalização. Preparação do solo das arenas, colocação das luminárias e a parte hidráulica também já está sendo finalizada. Provavelmente nesta semana, já entraremos com a colocação da grama no entorno das pistas para a parte estética e também de controle de impermeabilização da água da chuva”, explica Vieira Júnior.

O contrato da parceria entre o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e a ABQM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha) tem prazo de duração de 10 anos. Foram investidos entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões em benfeitorias no recinto, incluindo a construção das três pistas de provas, com 6 mil m2 cada uma (pista 1 – provas de velocidade; pista 2 – provas de laço; pista 3 – rédeas, ranch sorting, team penning, apartação), e de outras três pistas de aquecimento (que também estão em construção), com 3,2 m2, sem cobertura.

“Estamos dentro do cronograma previsto. No dia 20 vamos ter o início do Campeonato Nacional, e queremos fazer o melhor campeonato de todos. O mais marcante da história da ABQM e de Araçatuba”, finaliza Amauri.

A expectativa do Siran e da ABQM é que a competição de julho, que vai contar com 19 modalidades, reúna cerca de 7 mil inscrições, e aproximadamente 2 mil equinos. Em relação ao público, são esperadas 10 mil pessoas por dia de evento. Um cálculo da ABQM indica que serão necessários 3 mil leitos da rede hoteleira para acomodar os frequentadores de cada evento. Ainda segundo a associação, o projeto de Araçatuba é o maior da América Latina relacionado a provas equestres.

Além desta competição, a ABQM realizará em outubro o Potro do Futuro, a Copa dos Campeões e o Derby, e, em abril do ano que vem, o Congresso do Cavalo Quarto de Milha.