Notícias antigas, arquivo até 2019

Esteio será palco neste fim de semana da Final da Doma de Ouro

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) realiza entre os próximos dias 18 e 20 de julho a final da Doma de Ouro e a prova Um Ano de Freio. O evento ocorre juntamente com a Prévia Morfológica e a Exposição de Castrados, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os jurados responsáveis por avaliar as provas serão Leandro Amaral e Daniel Waihrich Marim Teixeira.

A expectativa é muito boa, salienta o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Mateus Gularte Silveira. A começar pela Prévia Morfológica, o dirigente salienta que o número de animais inscritos, 300 no total, em busca de uma vaga para a Expointer, foi surpreendente.”Isso prova que o pessoal está engajado. Com a evolução da raça Crioula, todos querem estar na Expointer partilhando experiência, conhecimento, o que prova que o nosso palco maior é muito almejado”, observa.

Em relação à Doma de Ouro e  à Prova de Um Ano de Freio, Silveira lembra que os melhores domadores do ano vão estar participando, portanto, serão provas de alto nível tanto de ginetes quanto de cavalos. “ As provas de Doma dos Núcleos vêm mostrando o alto nível dos cavalos que, em 21 dias, fazem coisas surpreendentes, o que mostra a evolução do criador, do corpo técnico, respaldado pela diretoria da Associação, do Conselho Deliberativo Técnico e da Comissão de Provas Funcionais”, destaca, ressaltando que todo esse trabalho demonstra a importância da prova de 21 dias, “onde é o começo de tudo, é ali que a gente começa a selecionar cavalos”.

Silveira coloca, ainda, que a Prova de Um Ano de Freio é para consolidar os animais que correm em 21 dias, para que eles  tenham sequência, e dentro de dois ou três anos participem de uma credenciadora, de uma classificatória em Freio de Ouro. “ A ABCCC se preocupa muito com  a sequência e preservação dos animais. Essa Prova de Um Ano de Freio é para consolidar todo esse pensamento. E da Doma de Ouro, por exemplo, vai sair o domador do ano, então é uma prova muito disputada, tanto que mais do que dobrou o número de participantes em relação ao ano passado”, informa.

Esteio será palco neste fim de semana da Final da Doma de Ouro

As premiações para os conjuntos que concorrerão à Doma e a prova Um Ano de Freio, somadas, chegam a R$ 40 mil reais. Sendo R$ 25 mil para os quatro primeiros conjuntos finalistas da prova Um Ano de Freio, e R$ 15 mil a serem repartidos para os seis conjuntos finalistas da Doma de Ouro. O evento conta com o patrocínio de Vetnil, Supra e Banrisul.

Confira a programação:

Terça-feira (16/07)