Ciclo de Exposições Passaporte do Cavalo Crioulo apresenta recordes

Exposição Passaporte - Crédito Fagner Almeida ABCCC

No ciclo 2019, o cavalo Crioulo deslocou-se cerca de 2.329 quilômetros, de Jaguarão (RS) a Campo Verde (MT), para mostrar sua evolução nas pistas Morfológicas.

Onde hospedar (estabular) seu cavalo
O mês de março foi marcado pelo início do ano recordista para as Exposições Passaportes até o momento. Passando por 19 cidades nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, as provas receberam 1.304 admitidos – um crescimento de 289 animais, ou 28,5%, em comparação ao ciclo passado. Tudo por um único objetivo: conquistar uma vaga na final Morfológica da Expointer, em Esteio, entre os dias 26 e 27 de agosto.

Exposição Passaporte - Crédito Fagner Almeida ABCCC
Exposição Passaporte – Crédito Fagner Almeida ABCCC

O ciclo atual, organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) também fica na história como o maior nível B – seis cidades registraram mais de 80 exemplares em julgamento. Além dos municípios onde o evento é recorrente, como Pelotas, Bagé e Uruguaiana, a inédita cidade de Chapecó foi incluída na agenda Crioulista e apresentou o número recorde de animais da temporada – 95 marcados, excelente número para uma estreia.

Este ano, a Morfologia Crioula subiu o País passando pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas gerais, São Paulo e Distrito Federal. O analista de Expansão da ABCCC, Gerson Medeiros, agraciou-se com o aumento expressivo de criadores nas seletivas em regiões de fomento. Ele diz ter ficado surpreso, já que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) vinha registrando, nos últimos dois anos, uma estabilidade no número de animais inscritos em provas, por consequência da crise que o País vem enfrentando.

Gerson cita as Passaportes de Londrina (PR) e Avaré (SP) como de grande importância para a visibilidade e fortalecimento da raça, já que, em ambas cidades, a seletiva integrou grandes feiras agropecuárias e atingiu nível B. “Uberaba é nossa menina dos olhos, se tratando em fomento da Raça Crioula”, considera, acrescentando que lá, a Passaporte é realizada juntamente com a Expozebu, maior feira de zebuínos do mundo.

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação
Texto: Juliana Rosa/ABCCC