ABCCC lança parceria para campanhas com Instituto do Câncer Infantil

Parceria ABCCC e ICI - Crédito Larissa Mamouna AgroEffective

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) lançou nesta sexta-feira, 16 de agosto, parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI) para auxiliar nas campanhas de prevenção e tratamento da doença.

Banner Thaty Aulas
A iniciativa envolverá dirigentes, criadores e ginetes nos mais de mil eventos anuais da associação. As primeiras ações devem acontecer já durante a Expointer, quando todos os ginetes usarão uma faixa com as cores do Instituto, além da doação do valor obtido com o leilão de uma escultura do artista Caé Braga.

O lançamento, realizado na sede do ICI, teve a presença do presidente da ABCCC, Francisco Fleck, e do presidente do Instituto, Algemir Brunetto, que destacaram a necessidade de se levar informação para a comunidade e disseminar conhecimento. “Estamos muito felizes por poder levar esta campanha para todos os rincões e cidades onde vive o Cavalo Crioulo. A ABCCC tem o dever, pela sua grandeza, capilaridade e alcance, de emprestar apoio a esta causa tão importante”, ressaltou Fleck, acrescentando que a entidade está engajada no trabalho de conscientização. “Quanto mais cedo se conseguir o diagnóstico, melhores serão os resultados. Então utilizaremos nossas redes sociais, materiais gráficos e eventos para anunciar medidas úteis para a população”, enfatizou.

De acordo com Brunetto, o ICI atendeu mais de 17 mil crianças e adolescentes no último ano, e o contato com animais vem se mostrando eficaz ao oferecer momentos de alegria e descontração aos jovens. Com a parceria, o Cavalo Crioulo passará a fazer parte da rotina das famílias. “É um encantamento para quem enfrenta tantos momentos difíceis”, afirmou.

Parceria ABCCC e ICI - Crédito Larissa Mamouna AgroEffective
Parceria ABCCC e ICI – Crédito Larissa Mamouna AgroEffective

Por isso, o evento desta contou com a visita especial do atual campeão do Freio de Ouro, Guto Freire, que levou a égua Hora Certa para interagir com as crianças. “É muito gratificante estar aqui e ver como um pequeno gesto traz uma felicidade enorme. Alguns viram um cavalo pela primeira vez, espero poder repetir esse encontro”, disse o ginete, que interrompeu o treinamento para o Freio deste ano para estar no ICI.  “A Expointer será uma grande vitrine e uma oportunidade, além de um convite para se refletir sobre saúde e vida”, acrescentou Brunetto.

A ABCCC promoverá um segundo encontro entre ginetes e cavalos com as crianças na própria Expointer, em data a ser definida.

Foto: AgroEffective/Divulgação
Texto: Andréia Odriozola e Larissa Mamouna/AgroEffective