ABCCC lança campanha de captação de recursos para nova arena em Esteio

Lançamento Projeto Arena - Crédito Leandro Vieira

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) apresentou neste sábado, 24 de agosto, o projeto para reformas na arena do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer.

Banner Thaty Aulas
Foi mostrado ao público presente o projeto arquitetônico que contempla, entre outros pontos, a cobertura da pista, novas arquibancadas e palco de shows.

De acordo com o presidente da ABCCC, Francisco Fleck, esse é um anseio antigo da comunidade crioulista, na qual em projetos de reforma realizados anteriormente já havia pedido para a cobertura da pista de provas. “Quando se assinou a parceria da ABCCC com o Governo do Estado sobre a cidade do Cavalo Crioulo já constava esta cobertura. Estamos lançando um projeto bonito e consistente, de alta qualidade, visando captar o apoio dos setores públicos e privado para realizar este sonho”, destacou.

Lançamento Projeto Arena - Crédito Leandro Vieira
Lançamento Projeto Arena – Crédito Leandro Vieira

Em janeiro de 2014, foi firmado acordo entre a ABCCC e a Secretaria da Agricultura para a concessão de área no Parque de Exposições Assis Brasil. A Associação foi a primeira entidade, entre as usuárias do parque, a firmar compromisso após a aprovação de lei pela Assembléia Legislativa do Estado, em dezembro de 2013, de um marco regulatório para a área. O contrato firmado previa a concessão de área de 7,5 hectares, quatro hectares a mais do que a ABCCC tinha até o momento, por 25 anos e renovável por outros 25 anos.

No ano de 2015, durante a Expointer, foi inaugurado o novo espaço da ABCCC no Parque, com a mudança das cocheiras dos animais para perto da pista de provas do cavalo Crioulo, a criação da Boulevard do Cavalo Crioulo, um espaço com comércio de vestuários e acessórios, artigos tradicionalistas e artesanais, e o Tattersal do Cavalo Crioulo, espaço para remates da raça Crioula. Já em 2017 ocorreu mais uma etapa de ampliação do complexo do Cavalo Crioulo com a cedência de àrea para a construção do Camping com 116 lugares e do estacionamento com 320 vagas.

Foto: Leandro Vieira/ABCCC/Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective