Freio Jovem encerra programação do Cavalo Crioulo na Expointer

Vencedor Infantil A - Crédito Fagner Almeida ABCCC

ABCCC premiou jovens e crianças que se destacaram nas provas e promoveu ações de solidariedade em parceria com o Instituto do Câncer Infantil.

A volta do sol garantiu um bom público para a Final Nacional do Freio Jovem, que ocorreu neste domingo, 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A prova encerrou a programação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) na Expointer. Crianças e adolescentes disputaram títulos em oito categorias.

[responsivevoice_button voice="Brazilian Portuguese Female"]

Onde hospedar (estabular) seu cavalo
Ao longo do ciclo, foram realizadas 123 provas classificatórias, que ranquearam os 87 conjuntos que competiram pelo pódio. No sábado, foram prestadas homenagens aos pais e demais familiares e realizado também um gesto de solidariedade. Em uma ação em parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI), todo o valor arrecadado com a venda de ingressos solidários à pista de mangueira foi destinado ao ICI. A campanha ressaltou o apoio ao diagnóstico precoce do câncer. Após as entradas do Leão “Coragem” (a mascote do Instituto) em meio às provas, foi a vez das homenagens: todos os ginetes foram convidados a entregar uma rosa aos seus incentivadores, além de receberem uma medalha participativa por terem chegado a uma final nas pistas do Freio de Ouro. No domingo, os ginetes voltaram a se apresentar com o colete laranja alusivo ao ICI.

O presidente da ABCCC, Francisco Fleck, afirmou que o Freio Jovem é uma das provas mais importantes promovidas pela Associação. “Fazemos um julgamento igual ao dos profissionais, para que tenham a dimensão da seriedade da competição entre eles. Esperamos ano que vem aumentar o número de jovens na Expointer”, afirmou.

Vencedor Infantil A - Crédito Fagner Almeida ABCCC
Vencedor Infantil A – Crédito Fagner Almeida ABCCC

Nas categorias Infantis Feminina A e B, as vencedoras foram, respectivamente, as ginetes Catiele Botelho, montando João Barulho do Dom Germano, da Chácara das Laranjeiras, de Arroio Grande (RS), e Racheli Rodrigues da Silva, montando Herança do Caapi, da Cabanha da Racheli, de Caxias do Sul (RS). Já na categoria Infantil Masculina A, o campeão foi Pedro Rosa, com RZ Don Quixote da Carapuça, dos estabelecimentos CT La Tormenta, Pep Distribuidora de Higiene Pessoal e Suprema Assessoria Empresarial, de Gravataí (RS). Na Infantil Masculina a, o vencedor foi Gabriel Macedo, montando EP Timbaúva, da Estância Pedregulho, de Lages (SC).

Já na categoria Juvenil Feminina a ginete vencedora foi Elisa dos Santos, montando Império do Rebuliço, da Estância do Passo Comprido, de Pelotas (RS). E na categoria Juvenil Masculina, o campeão foi Felipe Tomiozzo, com Dançarina do Paradeiro St. Paul, do CT Alexandre Oliveira, de Novo Hamburgo (RS). Na categoria Júnior Feminina, o primeiro lugar ficou com Allana Bento, conduzindo Firmeza 1903, do CDT Valadão, de Capão do Leão (RS). E na categoria Júnior Masculina a primeira colocação ficou com o ginete Ernesto Dias de Freitas Neto, montando Bastardo Cala Bassa, da Cabanha Cala Bassa, de Aceguá (RS).

Confira o resultado

Infantil Feminina A

JOÃO BARULHO DO DOM GERMANO
Criador: Hilário Barreto Sória