41ª Nacional Mangalarga começa nesta quinta

As disputas funcionais vão proporcionar muita emoção ao evento, foto Márcio Mitsuishi.

A 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga terá início na manhã desta quinta-feira (12 de setembro), nas dependências do Recinto José Ruy de Lima Azevedo, em São João da Boa Vista (SP). O evento, que está entre os mais tradicionais da equinocultura brasileira, prosseguirá até o dia 21 de setembro, contando em sua programação com provas funcionais, disputas de marcha e julgamentos de morfologia, além de uma movimentada agenda social.

Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), em parceria com a Sociedade Sanjoanense de Esportes Hípicos (SSEH) e com o apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista, a 41ª Expo Nacional irá receber cerca de 450 animais provenientes dos mais diferentes pontos do País, dentre os quais sairão os novos Grandes Campeões Nacionais da Raça Mangalarga.

Primeiro fim de semana

Tecnologia, segurança, prevenção a fraudes, sistemas, inovação, IoT, monitoração
Neste primeiro fim de semana, duas atrações especiais prometem movimentar a mostra. Na manhã de sábado (14), a partir das 08h, acontecerá o Campeonato de Função da Raça Mangalarga, que irá proporcionar uma dose extra de adrenalina e emoção ao evento, com disputas de maneabilidade nas categorias “contra o relógio”, na qual os conjuntos participantes precisam mostrar muita agilidade e velocidade para superar os obstáculos no menor tempo possível, e “tempo ideal”, em que os concorrentes devem demonstrar muita técnica e habilidade para cumprir o percurso o mais próximo possível do tempo pré-estabelecido pelos organizadores.

Ainda no sábado (14), irá ocorrer outro momento muito aguardado, a cerimônia oficial de abertura desta quadragésima primeira edição da Exposição Nacional. Prevista para começar às 15h, a solenidade contará com a presença de dirigentes da raça, autoridades do município e também com a participação do Tiro de Guerra de São João. O ponto alto da cerimônia, entretanto, será o tradicional desfile das bandeiras, no qual representantes dos 103 haras participantes desfilarão com os estandartes de seus respectivos criatórios, proporcionando uma bonita apresentação aos visitantes que comparecerem ao Parque José Ruy de Lima Azevedo.

No domingo (15), a previsão dos organizadores é que sejam realizados os julgamentos do quesito dinâmica das categorias de animais montados. Além disso, os visitantes que comparecerem ao evento vão poder experimentar a montaria em animais da raça ao longo de todo o fim de semana, no “Test-ride Mangalarga”.

Segundo Luis Augusto de Camargo Opice, Presidente da ABCCRM, a Nacional será uma grande oportunidade para o público conhecer melhor as qualidades da raça. “O Mangalarga vive hoje a sua melhor fase. A raça conseguiu um equilíbrio muito grande entre beleza, função e marcha. Fruto desse equilíbrio é que a gente tem crescido e conseguido atender a todos aqueles que amam as atividades hípicas e os prazeres que o cavalo nos propicia em contato com a natureza. Assim, acredito que quem visitar a 41ª Nacional irá com certeza se apaixonar pela raça.”

Para obter mais informações sobre o evento, acesse o portal www.cavalomangalarga.com.br ou ligue (11) 3677-9866.

Serviço: 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga – Recinto de Exposições José Ruy de Lima Azevedo – Av. Senador Marcos Freire, s/n, altura do Km 228 da Rodovia São João da Boa Vista/Águas da Prata (SP 342) – Data: 12 a 21 de setembro – Horário: diariamente a partir das 8h da manhã – Entrada Franca.

Fonte: Pedro C. Rebouças