Ginetes estreantes marcam a Final Nacional do Movimiento a La Rienda

Cleiton Guimarães - Crédito Felipe Ulbrich ABCCC

A Final Nacional do Movimiento a La Rienda 2019, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), se encerrou na sexta-feira, dia 13 de setembro,   com a disputa das categorias Crioulos do Futuro, Profissional B e Profissional A.

Tecnologia, segurança, prevenção a fraudes, sistemas, inovação, IoT, monitoração
Os vencedores das categorias Infantil, Feminina, Amador B e Amador A foram conhecidos na quinta-feira, dia 12. Todas as etapas ocorreram no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e foram realizadas com momentos de muita emoção.

Na categoria Profissional A venceu o conjunto Cleiton Guimarães de Vargas montando Vento Negro da Robsur, com a nota 62,333. Segundo Vargas, é muito bom transportar para a pista o trabalho de um ano inteiro. “O Vento Negro foi o cavalo em que mais tive confiança. Por ser muito bom, às vezes ele ia até na nossa frente, superou todas as manobras. E deu tudo certo com uma nota muito boa”, afirmou, ressaltando que usou a camisa da sorte dada pelo proprietário.  Vargas também venceu a categoria Crioulos do Futuro montando Balaqueira Malaga.

Cleiton Guimarães - Crédito Felipe Ulbrich ABCCC
Cleiton Guimarães – Crédito Felipe Ulbrich ABCCC

O Movimiento a La Rienda é a principal prova de adestramento do Cavalo Crioulo no Chile e na Argentina, e surgiu para evidenciar a potencialidade do animal sob o  comando das rédeas. Neste ano, a ABCCC modificou a forma de julgamento adaptando para um molde mais atual. Os jurados Leandro Amaral, Andrés Lalanne Salas e Golbery Vasconcelos tiveram a mesma visão do público, de fora para dentro da pista.

Conforme Amaral, foi uma prova com muitas novidades, com cavalos bons estreando neste semestre, e também com a participação de novos ginetes. “É importante termos uma prova com renovação. Isso ficou demonstrado pelas novas categorias, dos Jovens e a Feminina. Sempre é bom conseguir reunir a família  em um evento, e foi uma boa oportunidade para isso”, destacou.

Amaral salientou ainda o nível dos animais que ganharam as suas categorias são exemplares de destaque que poderiam participar em qualquer lugar da América do Sul onde ocorresse o Movimiento a La Rienda. “São todos muito competitivos e estão de parabéns a Comissão e a Associação por este grande evento”, afirmou. Sobre a mudança na maneira de avaliação da prova, o jurado disse que trouxe um modelo novo para a competição como forma de apresentação. “Temos exemplos de outras modalidades como a Vaqueira da Espanha, a de Rédeas norte-americana, onde o ginete entra e faz a sua apresentação. A prova ficou mais dinâmica, com uma visão melhor do público e dos jurados para os participantes. Todos ficaram com a mesma visão e quem estava assistindo conseguiu entender melhor as notas dadas pelos jurados”, observou, lembrando que antes, com os jurados dentro da pista, as posições ficavam um pouco confusas para quem assistia.

Confira o resultado

Profissional A