41ª Nacional Mangalarga segue até sábado

O desfile das bandeiras abriu oficialmente o evento, foto Márcio Mitsuishi

Desfile das bandeiras dos criatórios participantes foi um dos destaques da cerimônia de abertura do mais importante evento do Cavalo de Sela Brasileiro

A Cerimônia Oficial de Abertura da 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga movimentou o Parque José Ruy de Lima Azevedo, em São João da Boa Vista (SP), na tarde do sábado 14 de setembro. Acompanhada por um grande público, a solenidade também foi prestigiada por autoridades do município e teve como ponto alto o tradicional desfile das bandeiras dos haras participantes do evento.

O desfile das bandeiras abriu oficialmente o evento, foto Márcio Mitsuishi

Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), em parceria com a Sociedade Sanjoanense de Esportes Hípicos (SSEH) e com o apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista, a 41ª Expo Nacional prossegue até o próximo dia 21, contando com a participação de cerca de 450 animais, provenientes de 120 dos melhores criatórios do país.

A cerimônia de abertura do evento foi iniciada com o desfile das bandeiras. Sob o comando do presidente da ABCCRM Luis Augusto de Camargo Opice, que carregava o estandarte da entidade, os cavaleiros dos haras participantes percorreram a pista central do parque de exposição, proporcionando um bonito espetáculo ao público sanjoanense e à comunidade mangalarguista. Em seguida, os cavaleiros se perfilaram para a execução do hino nacional e para a realização dos pronunciamentos que declararam o evento oficialmente aberto.

O Presidente da ABCCRM agradeceu o apoio das autoridades locais, da comunidade mangalarguista e de todos aqueles que se empenharam na organização desta quadragésima primeira edição da Nacional. “Este é o quarto ano consecutivo que realizamos nosso evento aqui em São João e cada vez que pisamos nesta terra abençoada da Serra Paulista nos sentimos em casa e somos sempre muito bem acolhidos. Por isso somos muito agradecidos aos nossos anfitriões e aos amigos que vêm nos ajudando nessa empreitada.”

Já o presidente da SSEH, Jairo Hamilton, destacou o orgulho da população sanjoanense por receber o mais importante evento da raça Mangalarga. “Ter a Nacional em nossa cidade é um acontecimento que muito nos honra e nos dá a certeza de estar fomentando a equinocultura e a pecuária em nossa região. Dessa forma, estamos muito agradecidos por receber este evento.”

Iniciada no dia 12 de setembro, a mais importante mostra do Cavalo de Sela Brasileiro prossegue com uma variada programação até o próximo sábado (21), quando acontecerá o mais aguardado momento de toda a programação, o julgamento dos Grandes Campeões Nacionais de 2019.

Para conferir a programação completa da 41ª Exposição Nacional, evento que conta com transmissão em tempo real pelo portal www.zrtv.com.br, acesse o portal oficial da ABCCRM: www.cavalomangalarga.com.br.

Fonte: Pedro C. Rebouças