Notícias antigas, arquivo até 2019

41ª Nacional Mangalarga segue até sábado

Desfile das bandeiras dos criatórios participantes foi um dos destaques da cerimônia de abertura do mais importante evento do Cavalo de Sela Brasileiro

A Cerimônia Oficial de Abertura da 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga movimentou o Parque José Ruy de Lima Azevedo, em São João da Boa Vista (SP), na tarde do sábado 14 de setembro. Acompanhada por um grande público, a solenidade também foi prestigiada por autoridades do município e teve como ponto alto o tradicional desfile das bandeiras dos haras participantes do evento.

O desfile das bandeiras abriu oficialmente o evento, foto Márcio Mitsuishi

Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), em parceria com a Sociedade Sanjoanense de Esportes Hípicos (SSEH) e com o apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista, a 41ª Expo Nacional prossegue até o próximo dia 21, contando com a participação de cerca de 450 animais, provenientes de 120 dos melhores criatórios do país.

A cerimônia de abertura do evento foi iniciada com o desfile das bandeiras. Sob o comando do presidente da ABCCRM Luis Augusto de Camargo Opice, que carregava o estandarte da entidade, os cavaleiros dos haras participantes percorreram a pista central do parque de exposição, proporcionando um bonito espetáculo ao público sanjoanense e à comunidade mangalarguista. Em seguida, os cavaleiros se perfilaram para a execução do hino nacional e para a realização dos pronunciamentos que declararam o evento oficialmente aberto.

O Presidente da ABCCRM agradeceu o apoio das autoridades locais, da comunidade mangalarguista e de todos aqueles que se empenharam na organização desta quadragésima primeira edição da Nacional. “Este é o quarto ano consecutivo que realizamos nosso evento aqui em São João e cada vez que pisamos nesta terra abençoada da Serra Paulista nos sentimos em casa e somos sempre muito bem acolhidos. Por isso somos muito agradecidos aos nossos anfitriões e aos amigos que vêm nos ajudando nessa empreitada.”

Já o presidente da SSEH, Jairo Hamilton, destacou o orgulho da população sanjoanense por receber o mais importante evento da raça Mangalarga. “Ter a Nacional em nossa cidade é um acontecimento que muito nos honra e nos dá a certeza de estar fomentando a equinocultura e a pecuária em nossa região. Dessa forma, estamos muito agradecidos por receber este evento.”

Iniciada no dia 12 de setembro, a mais importante mostra do Cavalo de Sela Brasileiro prossegue com uma variada programação até o próximo sábado (21), quando acontecerá o mais aguardado momento de toda a programação, o julgamento dos Grandes Campeões Nacionais de 2019.

Para conferir a programação completa da 41ª Exposição Nacional, evento que conta com transmissão em tempo real pelo portal www.zrtv.com.br, acesse o portal oficial da ABCCRM: www.cavalomangalarga.com.br.

Fonte: Pedro C. Rebouças