Cavalos sinais de estresse e depressão associados ao confinamento

Cavalos em baias

Pesquisadores franceses descobriram que os cavalos mesmo com estímulos, como forragem, janelas e brinquedos, ainda exibiam sinais de estresse e depressão associados ao confinamento.

Fonte: The Horse, tradução Google, clique aqui e veja a matéria original

De acordo com um novo estudo , os cavalos mostram sinais comportamentais de pobre bem-estar, enquanto alojados em baias, independentemente de seu status de “enriquecimento”. E quanto mais tempo eles ficam confinados, mais extremos esses sinais ficam.

Banner Thaty Aulas
“Existe a ideia de que a adição de brinquedos, pincéis, janelas e roupas de cama diferentes pode melhorar drasticamente a vida dos cavalos, mas isso é claramente um mito”, disse Léa Lansade, PhD, do French Horse and Riding Institute e do National Institute for Agricultural Research’s. departamento de ciências do comportamento, em Tours.

“Esse tipo de ‘enriquecimento’ não pode substituir o essencial, que é dar aos cavalos a possibilidade de expressar os comportamentos básicos de suas espécies: mover-se livremente, ter contatos sociais e acessar forragem ao longo do dia”, explicou ela. “Depois que eles conseguirem, podemos adicionar os ‘extras’ – brinquedos e assim por diante. Mas é importante lembrar: elas precisam ser adicionadas ao restante, não substituídas por ela. ”

Cavalos em baias

O Estudo: Observando 187 Cavalos Parados em 50 Dias

Em seu estudo, Lansade e seus colegas pesquisadores estabeleceram um sistema de observação para 187 cavalos alojados em baias individuais em quatro estábulos. Todos os cavalos eram cavalos esportivos de sangue quente usados ​​para adestramento, saltos de espetáculo ou eventos e estavam alojados em baias desde os 3 anos de idade. Um pesquisador, um observador treinado, percorreu os corredores do celeiro observando os cavalos em 50 dias durante nove dias. mês e registrou o que viu.

Principalmente, ela procurou quatro sinais comportamentais distintos de bem-estar social: estereotipias (morder berços, chupar vento e tecer, principalmente), agressão a seres humanos (mordidas e ameaças), uma postura corporal de “estado deprimido” (pescoço e costas). aproximadamente no mesmo nível, com orelhas baixas e fraca resposta a qualquer tipo de estímulo) e comportamentos relacionados ao estresse , como “agir nervoso” com um pescoço alto e alerta excessivo ou defecação frequente.

Os pesquisadores compararam a presença desses sinais com esforços de enriquecimento, como fornecer roupas de cama de palha em vez de aparas (permitindo que os cavalos “mastigassem” as roupas de cama que também serviam de forragem), tendo uma janela para o exterior, tendo acesso a outro cavalo através de barras entre as barracas e com vários tipos de brinquedos equinos comerciais disponíveis na barraca.

Os achados: sinais de bem-estar social

A equipe descobriu que, na maior parte, o enriquecimento teve pouco efeito sobre os sinais de bem-estar social, disse Lansade. “Nossos resultados com esses cavalos mostraram que essas pequenas ‘melhorias’ que realizamos em baias simplesmente não são suficientes”, disse ela. “Removendo algumas barras da janela, adicionando uma refeição extra de ração concentrada – elas realmente não servem muito a propósitos, e é hora de voltar ao bom senso”.

O que eles observaram, no entanto, foi o efeito do tempo: quanto mais velhos os cavalos, mais sinais de bem-estar eles mostravam, disse Lansade. Como esses cavalos esportivos haviam basicamente entrado no mundo do esporte com caixas individuais aos três anos de idade, a idade representava anos passados ​​isoladamente. Com o tempo, o bem-estar dos cavalos piorou, revelaram os resultados do estudo.

“O cavalo, que vive em espaços abertos nos últimos milênios com acesso irrestrito à forragem e, especialmente, ao estabelecer fortes e complexas relações sociais com outros cavalos, simplesmente não é feito para viver sozinho, isolado em uma caixa, independentemente de como está bem preparado ”, disse Lansade.

SOBRE O AUTOR

milímetros

Christa Lesté-Lasserre é uma escritora freelancer sediada na França. Nascido em Dallas, Texas, Lesté-Lasserre cresceu montando Quarter Horses, Appaloosas e Shetland Ponies. Ela possui um mestrado em inglês, especializado em escrita criativa, pela Universidade do Mississippi, em Oxford, e é bacharel em jornalismo e escrita criativa, com especialização em ciências pela Baylor University, em Waco, Texas. Atualmente, ela mantém seus dois Trakehners em casa, perto de Paris. Siga Lesté-Lasserre no Twitter @christalestelas .