Top Riders 2019 na SHP define campeão do ranking brasileiro Senior Top 2019

José Roberto Reynoso Fernandez Filho, líder do ranking brasileiro senior top (Luis Ruas)

Matematicamente somente José Reynoso Fernandez Fº e Marcello Ciavaglia podem faturar o ranking que termina com o GP, 1.60m, no domingo, 8/12. No sábado, 7, o Playoff do Longines XTC, idealizado por Doda Miranda, agita a casa.

Onde hospedar (estabular) seu cavalo
Ao longo da temporada 2019, 85 cavaleiros e amazonas disputaram o ranking brasileiro Senior Top (rendimento máximo) que tem nove etapas e termina no próximo domingo, 8/12, encerrando o Concurso de Salto Nacional 4* Top Riders, na Sociedade Hípica Paulista. Após oito das nove etapas, a liderança do ranking está nas mãos de José Roberto Reynoso Fernandez Filho com 302 pontos. Em 2º lugar vem Marcello Ciavaglia com 274 pontos. Computados os seis possíveis descartes, somente José Reynoso, 39, e Marcello, 42, podem matematicamente garantir o título do ranking. São duas as provas válidas: a qualificativa do GP, 1.45 metro, nessa quinta, 6/12, às 15h00, e o GP, a 1.55 metro, no domingo, 8/12, a partir das 14h30.

Para Marcello que vem de vitória no GP Internacional do Rio de Janeiro, em 24/11, está em jogo a 1ª vitória no ranking. Já para Reynoso esse seria o bi consecutivo, o cavaleiro também foi campeão em 2015/2016. O circuito senior top disputado em até 10 etapas com uma qualificativa e um GP foi criado em 2013 e também passou a definir o título de campeão brasileiro da categoria. A partir de 2017, o Campeonato Brasileiro Senior Top, a exemplo do formato anterior a 2014, voltou a ser disputado em separado mas continuou integrando as etapas do ranking. Para Marcello está em jogo a 1ª vitória no ranking.

Recentemente após o Campeonato Brasileiro Senior Top, na Hípica Paulista em 10/7, ambos os cavaleiros José Reynoso, campeão, e Marcello, vice, foram convocados Copa das Nações 4* na 8ª semana do Winter Equestrian Festival 2019 na Flórida (EUA) e podem se juntar ao grupo em observação para formação Time Brasil em Tóquio 2020. A ida de Marcello aos EUA já está confirmada. Seu principal cavalo Conto RJ, de propriedade de Roberto Jessourun, não salta o Top Riders e embarca em breve. Na final do ranking, Marcello entra em pista com Theron RJ e Salamandra New Wonderful. José Roberto ainda não decidiu se participa da temporada no Exterior e busca o título com sua principal montaria Azrael W, com o qual também recém conquistou o tri consecutivo no GP do Internacional Indoor em 30/9, na Hípica Paulista.

“O José Roberto está em casa no Top Riders e acho que é mesmo o grande favorito. Eu vou competir com outras montarias e após a qualificativa decido se salto o GP ou não”, conta Marcello. Enquanto José Reynoso garante: “darei o meu máximo para garantir a vitória no ranking e ter um bom resultado no GP.”

Playoff do Longines XTC também agita a Final Top Riders

Depois de sete etapas com elevado nível de competição nas mais importantes hípicas do País, o Longines Xtreme Teams’ Challenge (LXTC), milionária disputa por equipes, promete ter mais uma emocionante decisão com a realização do seu esperado Playoff, durante o Top Riders na Sociedade Hípica Paulista. As 13 equipes que participam do LXTC brigam pelo prêmio extra de R$ 500 mil para ficar entre os seis times finalistas no Playoff.

Criado e organizado por Doda Miranda, o inédito campeonato de equipes ofereceu um total de R$ 2 milhões em toda a temporada. O grande diferencial é a composição das equipes com cavaleiros de ponta, entre olímpicos e pan-americanos, jovens talentos até 25 anos saltando 1.40m, amadores e nata jovem a partir de 12 anos, o Longines XTC fez sucesso e aumentou as inscrições dos principais concursos nacionais.

A grande final acontece no sábado, 7/12, e com as 6 melhores equipes da semifinal e, caso as equipes campeã e vice-campeã do Ranking Anual do LXTC – Artem liderada pelo cavaleiro pan-americano Artemus de Almeida e Exitum liderada pelo olímpico Stephan Barcha – não avancem para esta fase, o Comitê Executivo do campeonato pode, a seu critério, utilizar de “Wild Cards” e convidá-las a participar da disputa. A equipe Opus – liderada pelo olímpico José Reynoso – fechou a final em 3º lugar e vem bem na briga para a final das seis equipes, após a 1ª qualificativa nessa quinta, 5/12.

“O LXTC gerou motivação extra ao hipismo nacional reunindo jovens talentos, amadores e profissionais em uma saudável competição por equipes. Sem dúvida, é interessante para o público e agrega muito ao nosso esporte”, destaca Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.

CSN Top Riders e LXTC
Rua Quintana, 206 – Brooklin Novo – SHP