Alto nível marca Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo em Londrina

Passaporte Londrina - Muralha da Vendramin - Crédito Daimon Grocheviski

Estar entre os melhores da Morfologia na Expointer é uma realidade para os oito exemplares da raça passaporteados durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), neste final de semana.

A primeira exposição do ciclo 2019, organizada pelo Núcleo Norte Paranaense, contabilizou 87 animais marcados na principal pista do parque Governador Ney Braga, além dos 26 que disputaram a categoria incentivo.

Onde hospedar (estabular) seu cavalo
Dentre eles, a potranca maior, Muralha da Vendramin e o cavalo menor, Del Touro da Oca – vencedores do Grande Campeonato, destacados pela retangularidade, angulações e bons andares. O título de Melhor Exemplar da raça, no entanto, ficou com o cavalo Gateado. “Esse cavalo esbanja selo racial. Tem bons adornos, a melhor cola, muito boa retangularidade, os melhores aprumos de toda exposição, boa estrutura óssea e boas angulações – o que lhe proporciona andares com muita progressão, qualidade e leveza, tanto montado quanto a cabresto”, salientou o jurado responsável pela passaporte, Leandro Amaral.

Mas foi na composição das filas, durante os dois dias, que o norte do Paraná teve sua expansão comprovada. Segundo o jurado, sobraram machos e fêmeas com potencial para preencher vagas e carimpar seus passaportes em oportunidades futuras. A região é um dos focos de expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulo (ABCCC), cujo fomento é trabalhado pelo analista de Expansão, Gerson de Medeiros. Presente no evento e satisfeito com a qualidade que viu em pista, o profissional destaca a importância de fazer parte da ExpoLondrina, ano a ano, aumentando a visibilidade e dividindo espaços com outras raças, como o Gado Nelore. “Neste ano tivemos mais de 15 novos criadores expondo. Isso é resultado de um trabalho de expansão da raça Crioula aqui no norte do Paraná, que por se parecer muito culturalmente com o estado de São Paulo, torna-se uma região de fomento”, garante.

Passaporte Londrina - Muralha da Vendramin - Crédito Daimon Grocheviski
Passaporte Londrina – Muralha da Vendramin – Crédito Daimon Grocheviski

Tudo isso em um ano muito especial para o Núcleo organizador, que em 2019 completa 10 anos de fundação. À frente, o presidente Caio Amaral: “completar dez anos de fundação e conseguir fazer uma passaporte nível B, com mais de 80 animais em pista e 112 animais no parque, é uma grande satisfação para nós”, admitiu.

A ExpoLondrina está entre as 5 maiores feiras agropecuárias do Brasil e as Passaportes do ciclo 2019 contam com o patrocínio do Banrisul.

Confira o resultado

FÊMEAS

Grande Campeã

Muralha da Vendramin, criador e expositor Aldo Vendramin, Estância Vendramin – Palmeira (PR)