Pesquisador identifica falta de gerenciamento de riscos na indústria de cavalos

Queda de Ruy Fonseca e Ballypatrick SRS no PAN (1)

“X dias desde o último acidente.” É um sinal pendurado em quase todos os locais da indústria de alto risco. Exceto, ao que parece, as instalações da indústria equestre. Um pesquisador analisa o porquê.

Fonte: The Horse, tradução Google, clique aqui e acesse a matéria original

“X dias desde o último acidente.” É um sinal pendurado em quase todos os locais da indústria de alto risco. Exceto, ao que parece, sites da indústria equestre.

Banner Thaty Aulas
Trabalhar com cavalos é arriscado e às vezes perigoso; todos nós sabemos disso. Mas o mesmo acontece com escaladas. O mesmo acontece com as corridas de moto. O mesmo acontece com esportes de contato, como karatê e boxe. E o mesmo acontece com certas profissões não esportivas, como construção, transporte e mineração.

Em contraste com esses campos, porém, as atividades relacionadas a cavalos recebem menos atenção ao gerenciamento de riscos, disse Meredith Chapman, engenheira de gerenciamento de riscos especializada em segurança industrial. Ela é atualmente um estudante de doutorado no campus CQUniversity Rockhampton em Queensland, Austrália, e apresentado em gestão de riscos na indústria do cavalo na 15 ª conferência anual da Sociedade Internacional de Equitação Science (ISES), realizada 19-21 agosto em Guelph, Ontário Canadá.

Lidando com os riscos de frente

As pessoas que trabalham com cavalos parecem simplesmente aceitar que, tradicionalmente, o hipismo é de alto risco, disse ela – uma mentalidade que continua a reforçar a alta taxa de acidentes do setor.

“Os cavalos geralmente assumem que os cavalos podem ser perigosos e que esse perigo é uma parte inerente de estar perto dos cavalos, o que é perigoso por si só”, disse ela. “Se a indústria de cavalos seguisse os princípios de avaliação e gerenciamento de riscos da mesma forma que outras indústrias de alto risco, provavelmente veríamos uma queda considerável na taxa de acidentes e fatalidade”.

Uma média de 20 pessoas morrem na Austrália a cada ano, e uma pessoa por dia é internada no hospital, devido a acidentes relacionados a cavalos, disse Chapman. As taxas de mortalidade e lesões são semelhantes em outros países desenvolvidos em todo o mundo, sem nenhuma melhoria real nas estatísticas ao longo dos anos.

“Esses acidentes estão causando efeitos devastadores na saúde, no estado emocional e na situação financeira das pessoas, bem como na reputação da indústria como um todo”, disse ela. “É um mundo que está curiosamente imerso na tradição de que é apenas arriscado, mesmo que vejamos outros setores evoluindo em suas estatísticas de acidentes, enfrentando riscos de frente para evitá-los”.

Percepções da indústria

Para investigar as opiniões e crenças tradicionais associadas a atividades relacionadas a cavalos, Chapman analisou mais de 1.700 respostas de pesquisas on-line de pessoas a cavalo (proprietários, cavaleiros e entusiastas) em 25 países. Seu questionário abordou temas de crenças, valores e interesses de segurança.

Ela descobriu que 10% dos entrevistados achavam que não podiam fazer nada para mitigar os riscos em torno dos cavalos e 12,5% achavam aceitável drogar um cavalo para torná-lo mais seguro. Mais de um quarto dos entrevistados afirmou que colocaria a segurança de seu cavalo antes da sua.

Os entrevistados que trabalham com cavalos em uma situação profissional (cavaleiros profissionais, noivos, mãos estáveis, etc.) tendem a mostrar mais conhecimento e aplicação dos princípios de segurança do que os entusiastas de cavalos amadores e de lazer, disse Chapman.

Os entrevistados listaram os capacetes como sua escolha mais provável para controlar riscos, disse ela. Eles consideraram o treinamento a opção menos eficaz.

“Os capacetes ainda reinam supremos sobre todos os outros controles de segurança para humanos que interagem com cavalos, enquanto este é classificado como o controle de segurança mais baixo e menos eficaz para qualquer outro local de trabalho de ‘alto risco’ (por exemplo, mineração e construção)”, disse Chapman.

Os capacetes ajudam a proteger os ciclistas de lesões em todos os tipos de situações de alto risco, ela acrescentou, mas não pretendem substituir opções mais eficazes, como treinamento adequado, correspondência adequada entre cavaleiro e cavalo e ambientes seguros.

Leve embora

Queda de Ruy Fonseca e Ballypatrick SRS no PAN (1)
Queda de Ruy Fonseca e Ballypatrick SRS no PAN

“Há uma aceitação geral de que os cavalos são perigosos, com uma alta proporção de entrevistados sendo ‘tolerantes a riscos'”, disse Chapman. “Em comparação com outras indústrias de alto risco e alguns esportes, o hipismo não tem uniformidade de padrões, métodos de treinamento ou estrutura regulatória relacionados à segurança. O que precisamos ver é um ‘deslizamento’ de tradição equestre, crenças culturais e valores para uma plataforma mais aversiva ao risco, semelhante à mentalidade de outros esportes e indústrias de alto risco. ”